Existe Turismo de Negócios em Cataguases?
- Consultor - Agenda Econômica
- 28 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Segundo especialistas, o Turismo de Negócios é definido como um "conjunto de atividades de viagem, de hospedagem, de alimentação e de lazer praticado por quem viaja a negócios referentes aos diversos setores da atividade comercial ou industrial ou para conhecer mercados, estabelecer contatos, firmar convênios, treinar novas tecnologias, vender ou comprar bens ou serviços", ou seja, é o turismo cujo foco principal é revertido ao profissional ou as reuniões de caráter corporativo.
Essas atividades podem estar relacionadas a seminários, palestras, feiras, festivais e treinamentos. Que são algumas atividades que movimentam as cidades e levam turistas ao longo do ano. O turismo de negócios e eventos é um dos que mais impulsionam o setor no Brasil inteiro.
De acordo com a revista eletrónica Turismo de Minas(1), no ano de 2018 foram registrados quase 900 eventos cadastrados pelo Ministério do Turismo no Calendário Nacional de Eventos. A prática ajuda a movimentar a economia das cidades, gera empregos e supre a sazonalidade do turismo de lazer em determinadas regiões.
Não é conhecido um registro local que aponte a posição de Cataguases MG, entre as principais cidades visadas como principais destinos do Turismo de Negócios. Apesar de haver fortes indícios que ele é a principal forma de fomento ao Turismo Local. Em vez disso, sabemos que, entre principais cidades mineiras em que temos registro de um significativo resultado das atividades turísticas de negócio são: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Uberaba, Ipatinga, Nova Lima, Sete Lagoas e Montes Claros.
Esse levantamento foi elaborado pela Fundação João Pinheiro (FJP) através de estudos ranqueou as cidades mineiras que são responsáveis pela maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) no estado. Os municípios acima são polos industriais e empresariais, que possuem centros de convenções e rede hoteleira com infraestrutura para receber grande público.
Considerando os efeitos negativos que a Pandemia de Covid-19 vem trazendo ao desempenho do setor, há de se levar em conta que esses efeitos podem ser mais ou menos duradouros, principalmente se não houver uma readaptação do setor. Mas esses efeitos não são iguais para todos os Estados da nação. Segundo estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2013, os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram mais de 50% do total dos estabelecimentos relacionados à atividade turística.(2)
A partir do insucesso observado, mas não publicitado pela Prefeitura de Cataguases, do nosso Setor de Turismo, cabe ao cidadão perguntar:
Quais os efeitos da Pandemia da Covid-19 sobre o setor e quais as medidas para remediá-los? Como pretendem os representantes privados-comerciais do Turismo em Cataguases enfrentar essa fase de readaptação? Qual a política de emprego e renda proposta para o setor a partir de 2021? Considerando o advento, que pode ser definitivo, das atividades de negócio executadas remotamente. Como atrair o turista para os outros nichos do setor? Incluem-se entre eles:
Turismo cultural, Ecoturismo, Turismo de Estudos ou Intercâmbio, Turismo Rural, Turismo de Esportes, Turismo de Aventura, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Cachoeiras e etc.
Fontes:
(1) https://turismodeminas.com.br/
(2) https://jornal.usp.br/

Comments