PT CATAGUASES Entrevista o Economista e Prof. WALBER NETO.
- Quero Optar!
- 20 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Hoje apresentamos nossa conversa com o companheiro Walber Neto. Economista de formação, Walber faz parte da Executiva Municipal, ocupando atualmente o cargo de Secretário de Finanças do Partido e se revela um ótimo articulador nas camadas populares. É pré-candidato a vereador nas próximas eleições municipais e promete turbinar a democracia em nossa cidade. Veja o nosso papo. (Eric Araújo – Secom-PT)
Secretaria de Comunicação do PT (Secom) - Fala um pouco das suas origens:. Walber Neto - Meu pai era o sr. Geraldo Neto. Ele trabalhou muitos anos na fábrica de móveis do Maurício Carrara. Nasceu em Leopoldina e minha mãe veio de Visconde do Rio Branco. Ela sempre trabalhou em casa, mas atendia como parteira em toda a cidade. Era chamada de “Zilinha” pelos conhecidos. Tive uma infância simples e feliz, morando por 20 anos no Bairro de Fátima. De lá, me mudei para o Conjunto João Paulo II e hoje moro no centro, junto aos meus filhos e minha esposa, “Tia Néia”, Supervisora Pedagógica da Secretaria de Educação no município.
Secom - Fale de sua formação profissionaL.
Walber Neto - Sou Economista e também sou graduado em História pela FIC. Como empresário, administrei por sete anos a Wise Cursos e Treinamentos. Em 2001, Publiquei o livro “Crônicas da Economia”. Esse trabalho reúne uma coletânea de artigos que eu produzi para diversos jornais. Atualmente atuo como professor designado para o Estado de Minas Gerais, além de administrar os sites: Agenda Econômica e Quero Optar! Secom - Como você descobriu o PT?
Walber Neto - A minha simpatia pelas causas dos trabalhadores sempre existiu e o PT, desde a sua fundação, foi um dos poucos partidos políticos a se colocar ao lado do povo brasileiro para defender os seus direitos. A gota d´água para a minha filiação foi o Golpe de 2016; a partir dali, entendi que o PT poderia dar respostas para as demandas políticas e sociais desse país e isso justificava para determinados grupos a sua perseguição implacável. Então, a partir de 2017, minha esposa e eu nos filiamos e começamos nossas atividades partidárias, buscando fortalecer o PT na cidade.
Secom - Por que você resolveu colocar seu nome como pré-candidato na próxima eleição para a Câmara?
Walber Neto - O PT é um Partido que dialoga muito com os seus filiados e militantes. E nossas lideranças vêm lembrando que todos precisamos colocar nossos nomes na luta parlamentar. Ocupar os espaços de poder é uma oportunidade de avançar na luta pela melhoria de condições de vida da população. Há um distanciamento muito grande de nossos políticos da gente da periferia. Por isso, quero mudar um pouco essa relação Povo x Câmara Municipal. Como diz o velho ditado: “O artista tem de ir aonde o povo está”. Essa é também a minha filosofia.
Secom - Como pré-candidato a vereador, como você acha que pode contribuir na esfera pública?
Walber Neto - Tenho estudado muito e isso me ajuda a entender as demandas políticas. E uma delas é a busca pela participação das pessoas e entidades na cidade. Frequento as reuniões da União das Associações de Moradores de Cataguases (UAMC) e ali sempre aprendo muito também. Vejo que as pessoas não podem estar distantes do poder público. Por isso estou empenhado na reorganização de algumas associações de bairros. Temos que evitar votar nas eleições e deixar que o prefeito e vereadores façam o que bem entendem nos poderes públicos. Isto leva a verdadeiros desastres administrativos e ao aprofundamento da exclusão das pessoas, podendo então acompanhar tudo de perto, mas de forma organizada, para evitar as manipulações políticas.
Secom – Defina as suas principais bandeiras de luta, caso venha a ser eleito.
Walber Neto – A primeira é o apoio ostensivo às Associações de Moradores. Uma de minhas ideias é desenvolver com a população projetos de Incubadoras de Pequenos Negócios; em segundo lugar, vem a luta pelo desenvolvimento de uma educação de mais qualidade no município. Precisamos estar perto dos professores, coordenadores, supervisores, auxiliares de limpeza, porteiros e sobretudo das famílias dos alunos. É urgente um processo de Capacitação Profissional dos servidores e a busca de mais democracia e salários nesse setor; a terceira demanda é a do Orçamento Participativo (OP). Essa é uma bandeira do Partido dos Trabalhadores e o OP democratiza a construção do Orçamento Público, definindo os investimentos anuais na cidade. Isso evita as negociatas de fundo de prefeitura e dá transparência na utilização dos recursos que, em última análise, são de todos os cidadãos.
Secom – Terminando... Deixe aqui suas considerações finais.
Walber Neto - ...eu encerro pedindo a todos que venham a ler essa entrevista que prestem atenção à pratica política do PT. Observem a excelência do pré-candidato a prefeito que o Partido escolheu. O Vanderlei Pequeno é uma figura histórica do Partido e ao longo dos anos desenvolveu todas as tarefas que a ele foram dadas com muita grandeza e competência. Para se avaliar o Político do futuro, é preciso conhecer a sua história, os seus feitos. Não há mais tempo para voto irresponsável. Veja o que está acontecendo no governo federal!

Comentários