Situação da Saúde e do Hospital de Cataguases estão no cerne de um grande debate nas redes sociais.
- Quero Optar!
- 6 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
E enquanto as autoridades não se pronunciam o problema se agrava.
Quanto ao HC, tudo começou quando esse testemunho vazou nas redes sociais, cujo a fonte preferimos preservar: "Comunico aos conselheiros que em agosto de 2019 foi realizada denúncia pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases ao Ministério Público sobre o atraso de pagamentos dos plantões, atraso no repasse dos valores das AIH e também a falta de médicos no plantão. O MP acatou a denúncia e abriu um inquérito conforme cópia do ofício em anexo a este . Além disso em inúmeras reuniões do Conselho e da mesa diretora do hospital e nas reuniões na secretaria de saúde com a GRS, eu ofereci meus serviços para resolver este fato de falta de médicos, porém em nenhum momento o HC concordou ou deu resposta para esta ajuda . Assim sendo contínuo aguardando a solicitação por escrito do HC solicitando a minha ajuda para que este fato seja resolvido ."
Todos sabemos que o HC é uma entidade respeitada, gera empregos, atua em área de fundamental importância para região. Necessita demonstrar o resultado de suas receitas e despesas a sociedade e o faz, através de publicação do balanço patrimonial. No entanto, suas administrações anteriores trouxeram à tona, uma série de percalços financeiros pelos quais vem passando.
A situação atual é grave. Há necessidade de ver se na aprovação das Contas pelo Conselho Fiscal existe alguma anotação ou pedido de informações ao Conselho Deliberativo. Diante de relatos diversos. Alguns, conflitantes entre si, o MP deverá chamar o Conselho Fiscal para explicar, com certeza.
Quanto ao fato de se comunicar aos prefeitos usuários desses serviços, há um entendimento de que eles de devem saber o que ocorre também, até para pedir providências ao atual gestor da entidade.
Há também uma convergência de opiniões de que todos devem buscar soluções para os problemas do Hospital sim. Mas havendo inclusive dúvidas muito sérias de ilícitos de recursos do hospital, eles devem ser apurados.
O atual gestor é conhecido pela sua competência administrativa, inclusive já tivemos a oportunidade de ouvir seu testemunho sobre esta situação em uma das Audiências Públicas de que participamos. Nela, ele informou que o hospital está em franca recuperação das finanças e questões administrativas.
Visto de uma maneira mais ampla, o problema da Saúde em Cataguases, está sendo acompanhado pela Câmara de Vereadores por diversas iniciativas. Também foi publicado no Jornal Cataguases de 22dez19, o Extrato Contrato Administrativa. Através dele, aquela Casa Legislativa tem por objetivos (entre outros): "planejamento, programação e organização da rede regionalizada do SUS; * acompanhamento e avaliação de execução das atividades, objetivos e metas estabelecidas via Plano Municipal de Saúde, Planejamento Anual de Saúde e legislações vigentes;...* acompanhamento e fiscalização da execução financeira dos instrumentos legais dos quais participa a Secretaria Municipal de Saúde; * orientação na aplicação de recursos financeiros do Fundo Municipal de Saúde; * fiscalização de serviços terceirizados pela Secretaria Municipal de Saúde; * gestão dos elementos necessários à execução contábil e à prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde; * celebração, acompanhamento e fiscalização de contratos e convênios com entidades privadas, prestadoras de serviços de saúde; * formulação estratégica das rotinas da Secretaria Municipal de Saúde; * gestão das atividades do Fundo Municipal de Saúde, bem como outros recursos provenientes de convênios e afins, em conformidade com as leis do SUS e suas diretrizes do Conselho Municipal de Saúde; * programação na utilização de créditos aprovados e acompanhamento, controle e avaliação da execução orçamentária da Secretaria Municipal de Saúde; * execução, acompanhamento e controle das atividades orçamentárias, de administração financeira e de contabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e * elaboração de relatórios gerenciais sobre execução da despesa da SMS." Quem viver, verá"

Comments