Nosso comentário é sobre uma manchete de capa do Jornal Cataguases de 09fev20. Lá está escrito: "Prefeitura reage rápido e ameniza..."
No artigo daquele informativo, são citadas as diversas ocorrências e transtornos ocorridos em função das chuvas torrenciais ocorridas no município. O que a meu ver, já é um assunto recorrente. Pois ocorre todo ano em Cataguases e cada vez trazendo resultados piores.
O destaque que eu faço, são dois: 1 - O serviço provisório executado; 2 - Os prejuízos estimados em 8 milhões.
Esses destaques são para dar embasamento às minhas observações. Afinal, se trata de prejuízos. Eventualmente eles deverão ser repostos. Isto nos leva a lembrar da palavra "Orçamento Municipal". Ele está na LOA: Lei Orçamentária Anual.
Então fomos lá na LOA, para conferir. Então, constatamos que há alíneas (subcontas) com conteúdos semelhantes, mas com valores diferentes na previsão para 2020.
É assim, que descrevo resumidamente o que lemos naquele documento: Conta 4 - Administração - R$33 milhões, da qual fazem parte diversas subcontas. Entre elas: Reestruturação Urbana $755 mil e depois de novo Reestruturação Urbana $46 mil. Lá embaixo: Conta 17 - Saneamento com verba de $364mil. Constanto em seu conteudo: Reestruturação Urbana $284 mil.
Continuando, Conta 15 - Urbanismo - $8 milhões. Conta 18 - Gestão Ambiental $1 milhão e 73 mil. Em que há diversas subcontas. Entre elas: Recupereação de Áreas Degradadas $23 mil.
Por últimoo: Conta 99 - Reserva de Contingência $540 mil.
Para terminar, os meus questionamentos:
Por qual motivo, o Orçamento do Município prevè para 2020 um valor total para Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, menor 1,56% (comparado com 2019)?
Qual a explicação que temos? Se ocorreu uma inflação em 2019, por volta de 3% e uma variação do Orçamento total de 6% positivo. Mesmo assim, não foram consideras as catástrofes constantes com as convivemos em Cataguases?
